Currículo

Os Tapetes Contadores de Histórias já se apresentaram e ministraram oficinas no Brasil, Espanha, Argentina, México, Chile, Nicarágua, Peru e Portugal.

No Brasil, realizaram atividades nas Caixas Culturais, CCBBs, Instituto Itaú Cultural, SESCs, IMS, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Casa da Leitura/PROLER, Casa de Cultura Laura Alvim e Espaço Criança Esperança, CPFL Campinas, Centro Cultural Dragão do Mar e BNB Nordeste CE, Usina do Gasômetro RS, Teatro Guaíra PR, Instituto Ricardo Brennand PE, Teatro Jorge Amado BA, FIOCRUZ RJ, Biblioteca do FNDE DF, dentre outros.

O grupo também produziu e realizou exposições interativas de seu acervo, com sessões de histórias e oficinas, em Brasília, Salvador, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, todas patrocinadas pela CAIXA.

Participou de campanhas de incentivo à leitura e projetos sócio-educativos como “Leia Brasil”, da Petrobrás; “Paixão de Ler”, da Prefeitura do Rio; “Rumos-Educação” pelo Instituto Itaú Cultural (Salvador, São Luís, Recife, Belo Horizonte, João Pessoa, Rio de Janeiro e Crato); “Circuito Baú de Histórias” do SESC Santa Catarina; “Férias Nota Dez” da Secretaria de Educação de Niterói (RJ); oficinas na Prefeitura de Nova Iguaçu, pelo grupo Nós do Morro; sessões no Instituto Benjamin Constant, Presídio Feminino Talavera Bruce, Instituto Padre Severino (IPS, reabilitação de jovens), no CEMASI do Morro Azul e “Programa Agente Jovem” da Secretaria de Ação Comunitária de Santos.

Em 2009, o grupo passou a integrar dois projetos da Secretaria das Culturas RJ: Ciranda de Histórias (curadoria e apresentações no circuito de contadores de histórias pelas bibliotecas municipais) e Segundo Turno Cultural (oficinas de narração para estudantes da rede municipal).

Participou também de bienais e feiras de livro como XIII e XIV Bienais do Livro Rio, 3ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo RS, 6ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, I Bienal do Livro e Feira da Literatura na Floresta (Acre), 55ª Feira do Livro (Porto Alegre), 4º Salão do Livro de Palmas TO, Expo-Literária 2009 de Sorocaba, 2º Corredor Literário da Paulista, Fórum Cultural Mundial 2006, Congresso de Educação e Transformação Social 2002 no SESC Santos, Mostra Sesc de Leitura e Literatura (Cuiabá MT), Jornada Internacional de Educação (Guarapari, ES) e I Viradão Cultural RJ (Lançamento do Projeto Ciranda de Histórias / Biblioteca Popular de Copacabana).

No Brasil, participou de festivais e encontros de contadores de histórias: Simpósio Internacional de Contadores de Histórias (SESC Copacabana, RJ); Boca do Céu (SP); Te dou minha Palavra – Cultura Oral e Educação, no Itaú Cultural (SP); III Maratona de Contos de Florianópolis (SC); I Encontro de Contadores de Histórias de Cuiabá (MT); II Vila de Histórias (Encontro Nacional de Contadores de Historias e Agentes de Leitura – SESC Campinas SP); Virada Cultural SP (SESC Consolação); V Festival da Arte de contar histórias SP (sessões e palestra nas Bibliotecas Hans Christian Andersen, Belmonte e Monteiro Lobato).

Participou também de festivais de teatro de animação e teatro infantil: Festival Internacional de Teatro de Bonecos 2004 (MG); XII e XIII Festivais Espetaculares de Teatros de Bonecos de Curitiba (PR); 3º Encontro SESI de Artes Cênicas (MG); 8ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens; MITI – Mostra Internacional de Teatro Infantil (Cuiabá); 8º Circuito das Artes do Jardim Botânico RJ.

Os coordenadores do grupo já ministraram oficinas no Programa de Leitura ‘Ler-UERJ’ e Escola de Educação da UFRJ (RJ); Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF (Niterói, RJ); Projeto SESC Rio Voluntário (RJ), Oficina da Memória e Escola de Teatro e Pedagogia da Uni-Rio (RJ); CAIXAs Culturais e unidades do SESC em todo país; como em outros eventos no Brasil, Argentina, Espanha, México e Peru.

No exterior, o grupo participou: ESPANHA (XI Festival Intern. de Cuentos de la Villa de los Silos – Tenerife e Gran Canaria); MÉXICO (I Festival Guanajuato También Cuenta / III Feria del Libro de León / Festival Intern. de Narración Oral de Zacatecas / II Festival de Cuentos para Niños en Oaxaca e Ciudad de México); ARGENTINA (11.° Encuentro Intern. de Narración Oral / 32ª Feria Intern. del Libro de Buenos Aires / I Feria del Libro Infantil de Córdoba (Biblioteca Mun. de Córdoba e Paseo del Buen Pastor); CHILE (IV Encuentro Intern. de Cuentería – La Serena); PERU (Cuéntamelo!!! – I Encuentro Intern. Itinerante de Cuentacuentos (Lima), Doy la palabra a mis historias (CEDILI-IBBY e Museu da Cultura Nacional / Lima e Urubamba), I Narratón (Lima), 10ª Feria Intern. del Libro (Centro de Convenciones del Jockey Club del Peru, Lima), II Festival del Libro Infantil (Cuajone e Moquegua). Ainda no Peru, o grupo ministrou palestra na Universidad Catolica Sedes Sapientae, apresentou-se no Centro de Estudios Brasileños, Casa do Grupo Teatral Yuyachakani e Centro Cultural Español (Lima) e na Casa Solidaria Qosqo Wasinchis (Cuzco); PORTUGAL (sessões na Livraria Pequeno Herói (Lisboa); NICARÁGUA (Embaixada do Brasil em Manágua e Teatro Nacional Rubén Darío).

O grupo integra o documentário “Histórias” do diretor Paulo Siqueira, produzido por Benita Prieto.

Em 2006, o projeto dos Tapetes Contadores recebeu o PRÊMIO CULTURA NOTA 10, do Governo do Estado do Rio, como umas das 21 ações culturais mais importantes do ano. Em seguida, convidados pela Editora Global (SP), Carlos Eduardo Cinelli e Warley Goulart criaram ilustrações de tecido para o livro ‘O congo vem aí’ de Sérgio Capparelli.

Em 2009, o grupo tornou-se representante brasileiro de ‘la Red Latinoamericana de Cuentería’, uma rede de narradores das Américas para trocas de experiências, produção de festivais internacionais, parcerias e projetos integrados.

O grupo é coordenado por Cadu Cinelli e Warley Goulart, ambos formados em Artes Cênicas pela UniRio, que atuam também como diretores artísticos e artistas plásticos do projeto. Com especialização em Literatura Infanto-Juvenil pela UFF, Warley Goulart é também diretor musical do grupo.

______________________________________________________________

Quer acessar o site antigo? Mate então a saudade clicando na imagem abaixo.



Oba! Alguém comentou!

  1. ostapetes wrote:

    oi rosangela, está no ar a agenda de nov e dez. abraço, cadu