Oficina”Ateliê de histórias”

Estudo teórico-prático onde os Tapetes Contadores apresentam seu processo de pesquisa sobre os contos (estrutura, linguagem e conteúdo simbólico), o diálogo entre narração de histórias e animação de formas, e a criação de suportes plásticos para contar histórias. Os participantes são convidados a investigar as relações entre oralidade, teatro e artes plásticas.

Com duração de 12 horas, divididas em 4 encontros, a oficina é direcionada a profissionais de arte, literatura, educação e leitura, bem como todos os interessados em conhecer e se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias.

O estudo aborda os seguintes conteúdos: Integração e Memória, Práticas Narrativas, Múltiplas Relações com as Narrativas, Recursos Disponíveis do Contador de Histórias, Qualidade do Comprometimento do Contador de Histórias, Ritmo e Musicalidade da Palavra, Características Estruturais e Estilísticas dos Contos, Discussões Temáticas, Formação de Repertório, Ótica Multidisciplinar sobre a Arte de Contar Histórias, O contador de histórias na Arte e na Educação, Oralidade x Cultura Escrita; Relações entre Narrativa e Recepção, Reflexões sobre Infância e Cultura, Diálogo entre Narração de Histórias e Animação de Formas, Confecção de Suportes Plásticos, Orientação Bibliográfica.

Mais do que ensinar um modelo de criação e uso de tapetes para se contar histórias, a oficina estimula os participantes a desenvolverem seus próprios suportes a partir da experiência estética de cada um, partindo dos métodos de planejamento e confecção de cenários que o grupo vem pesquisando e realizando desde 1998.

Tais materiais foram reunidos ao longo destes anos pelos coordenadores do grupo, cuja formação abrange Teatro, Literatura Infanto-Juvenil, Artes Plásticas e Arte-Educação, e a partir da experiência da atuação do projeto nos centros culturais e educacionais, bem como participação em eventos literários, congressos, simpósios e festivais de teatro, narração de
histórias e animação de formas no Brasil e exterior.



Que legal! 12 pessoas comentaram

  1. ostapetes wrote:

    oi taiza, teremos oficinas em volta redonda e paraty. veja programação no site. abraço, cadu

  2. Max wrote:

    Olá… :}
    Começarei este ano no curso de Artes Visuais na UERJ, e gostaria de saber como posso fazer parte destas oficinas.

    Sei que ficarei muito grato com a resposta, umh!, teria como me informar o lugar das oficinas, se me for possível fazer?

    Grato,

    Max William Morais

    • ostapetes wrote:

      oi max,
      fazemos ao longo do ano algumas oficinas. através do site e da nossa fanpage no facebook são maneiras bem rápidas de ficar sabendo. ou mande um email para gente tapetescontadores@hotmail.com que avisaremos. um abraço, cadu

    • ostapetes wrote:

      Oi Max, Sua mensagem estava perdida no nosso site. Perdão pela tecnologia que nos é falha de vez em quando… A melhor forma de manter contato com a gente é através do facebook e da agenda do site. Através desses dois contatos informamos sobre nossas atividades. Abraço e desculpa pela grande demora da resposta. Cadu

  3. Martha Lima wrote:

    Olá pessoal, gostaria de ser informada dos cursos e oficinas ministradas por vocês. Moro em Bauru/SP, sou professora quero me aprimorar em contar histórias, amo este trabalho que vocês desenvolvem.
    abraço,
    Martha Lima

  4. CLAUDIA wrote:

    GOSTARIA DE SABER AONDE E DATAS DAS OFICINAS NO RIO, TENHO 45 ANOS E GOSTARIA DE ADENTRAR NESSE MEIO, PARA O PUBLICO INFATIL

  5. Débora Rocha wrote:

    Olá, boa tarde! Gostaria de receber informações sobre cursos e oficinas que serão ministradas aqui no RJ neste ano. Muito grata!!

    Débora Rocha

  6. ostapetes wrote:

    Não temos previsão para este ano Liláz. Assim que tivermos colocaremos na nossa agenda.