Manos que cuentan | Livro de pano bordado

Com sede em Lima (Peru), Manos que cuentan é um projeto sociocultural que reúne artesãs, tecelãs e bordadeiras para criação e confecção de livros artesanais representativos da cultura oral peruana.

Fundado em 2005 e sob coordenação de Rosana Reátegui (narradora de histórias também integrante do grupo Tapetes Contadores), o projeto nasceu da motivação de apresentar às crianças a tradição oral andina, partindo de suportes lúdicos provenientes da arte popular.

Tais livros também fazem parte de acervos de importantes instituições culturais e educacionais no exterior como Museu de Textiles e Biblioteca Infantil de Oaxaca (México), IBBY Noruega, IBBY Peru e Biblioteca de Livros Objetos do IBBY Dinamarca. No Brasil, além de ter integrado as exposições interativas do grupo Tapetes Contadores de Histórias nas CAIXAs Culturais (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Brasília) desde 2005, os livros já podem ser encontrados pelas bibliotecas do SESC Santa Catarina.

Em 2005 o projeto também ganhou o prêmio de Melhor Livro Objeto pela Câmara Peruana do Livro.

O projeto “Manos que Cuentan” mantém parceria com o grupo Tapetes Contadores de Histórias associado à produtora Caleidoscópio Cultural.



Que legal! 3 pessoas comentaram

  1. Ana Maria wrote:

    Acho lindíssimo o trabalho que fazem e gostaria de saber como faço para comprar alguns dos livros da coleção “Manos que Cuentan”. Grata pela atenção.

  2. Lilliene wrote:

    olá! estou encantada com o trabalho de vocês, gostaria de saber como faço para adquirir alguns dos livros da coleção.
    obrigada!