3 horizontes

Três atores e uma violoncelista conduzem o espectador aos fios trágicos de três contos orientais em que a morte compreende sacrifício, redenção e transformação. Três horizontes diferentes, atingidos após inúteis tentativas de se escapar de sociedades opressoras, apresentam a morte como caminho para a liberdade, o amor e a paixão. Ressaltando o aspecto fantástico da obra original, a encenação se apóia no jogo pendular do narrativo com o dramático, mesclando conto, canto e dança.

Os atores e a musicista se utilizam de diversos elementos como panos, escadas, linhas, água, bacias e panelas – de apurado jogo estético a partir da forma e cor – para acentuar as tensões e o conteúdo simbólico da trama, numa constante elaboração do espaço como instalação. São narrados os contos ‘A viúva Afrodízia’ (Grécia), ‘O leite da morte’ (Bálcãs) e ‘Como Wang Fo foi salvo’ (China).

No primeiro conto, o ator-narrador canta o destino da viúva Afrodízia, frente à morte de seu amante assassino, numa dança angustiada em seu vermelho tecido.

No segundo, a atriz-narradora prepara e realiza um banho de purificação (com panos, bacias, água, bules) projetando pouco a pouco, diante do inevitável, o sacrifício e a resignação de uma jovem mãe.

No terceiro conto, os três atores constroem e desconstroem uma instalação com escadas e linhas de costura sugerindo a precisão e a delicadeza com que o sábio pintor chinês Wang Fo criou uma nau para enfim navegar e se consumir em suas próprias pinturas.

Adaptação teatral para contos de Marguerite Yourcenar
Para adultos. Duração: 60 minutos.

Linguagens | Narrativa, música ao vivo, dança, artes visuais.
Direção, adaptação e concepção | Cadu Cinelli
Co-direção | Tatiana Motta Lima
CenotécnicoAtores | Marco Souza e equipe
Programação visual | Canoa de papel
Atores | Cadu Cinelli, Helena Contente e Rosana Reátegui
Músicas e Musicista | Álea Almeida
Cenário, Figurinos e Adereços | Os Tapetes Contadores de Histórias
Iluminação | Anderson Ratto

Condições Técnicas |palco italiano | equipamento de iluminação |sonoplastia ao vivo.

Para assistir a um vídeo sobre este espetáculo, clique aqui.



Que legal! 4 pessoas comentaram

  1. Clara Magda wrote:

    Olá galera!!!
    Ouvi muito falar do trabalho de vocês, porém só agora, através dessas fotos, pude ver que é muito mais mágico do que eu imaginei. Tenho um projeto de contação também, porém ainda estou organizando-o para colocar em prática. Fiquei com mais vontade de fazê-lo depois de conhecer esse magnífico show dos Tapetes Contadores de História. Espero um dia vê-los pessoalmente.

  2. Tiago wrote:

    Nossa Muito Legal o trabalho de vocês, eu também conto Histórias para as Crianças da minha comunidade dai uma colega minha me falou de vocês e eu descidi dar uma olhadinha,então fique maravilhado com o trabalho de vocês,Muito lindo !!!
    Queria ter a honra de assistir um espetaculo de vocês !!!

    Beijos :-*

  3. Robson wrote:

    Um novelo de lã sendo desfeito tal qual sangue sendo vertido. Esta imagem não me sai da cabeça desde que eu vi este espetáculo…