O Grupo

Somos um grupo de atores e contadores de histórias que desde 1998 produz e realiza espetáculos, sessões de histórias, oficinas, exposições interativas, instalações e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro.

Com coordenação de Cadu Cinelli e Warley Goulart, criamos e nos utilizamos de objetos (tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano) como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. Formados em Artes Cênicas pela UniRio, nossa pesquisa tem como base os contos de tradição oral e da literatura em geral, e as intersecções entre oralidade e artes visuais.

Para nós, contar e escutar histórias proporciona uma qualidade de contato entre as pessoas que permite um profundo e prazeroso intercâmbio de experiências: atua tanto na construção de valores como contribui para a formação de uma percepção crítica e sensível da vida, da arte e da sociedade.

Atualmente temos um acervo de 58 objetos que correspondem a um repertório que vai desde contos populares de origens diversas (Ásia, África, América do Sul e Europa) a escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jutta Bauer, Manoel de Barros, Marina Colasanti, Peter Bichsel e Ricardo Azevedo. Estes objetos foram criados na França por Tarak Hammam, no Peru por Maria Gutierrez e Maruja Santana do projeto Manos que cuentan, no Brasil por Cadu Cinelli, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Com este material, criamos alguns espetáculos e sessões de histórias direcionadas especialmente para crianças (Presente de Aniversráio, SHTIM SHLIM – o sonho de um aprendiz, Passarinho à toa, O rei que ficou cego, Bicho do Mato, Cabe na Mala?, Palavras Andantes, Retalhos de Drummond,) ou exclusivamente para jovens e adultos ( O HOMEM QUE TINHA MEMÓRIA, 3Horizontes, O mundo de fora pertence ao mundo de dentro,e Divinas y Humanas).

Com reconhecimento de público e crítica, já nos apresentamos, produzimos eventos, ministramos oficinas e participamos de festivais, seminários, simpósios e encontros no Brasil, Argentina, Austrália, Benin, Bolívia, Chile, Espanha, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Portugal. No Brasil, já visitamos inúmeras cidades e realizamos atividades em importantes centros culturais (Caixa Cultural, CCBB, Itaú Cultural, SESCs, Biblioteca Nacional, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Dragão do Mar, Banco do Nordeste, Instituto Ricardo Brennand, Teatro Jorge Amado, dentre outros).

Nós, contadores de histórias somos: Andrea Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison MegoRosana Reátegui e Warley Goulart.