Nesta sessão, narramos mitos gregos e conto americano que tratam da importância do aniversário e da amizade. Para tal, costuramos pergaminho, poncho, um grande bolo de festa e uma casa que vira tapete. Com direção de Cleiton Echeveste, três pitorescos andarilhos buscam encontrar o lugar ideal e as crianças certas para proporcioná-las uma festa de aniversário.
A peça nasceu do desejo de levar às crianças uma ressignificação da experiência do Aniversário, evidenciando seu sentido de celebração em comunhão coletiva, e buscando repensar sua acepção vinculada ao consumo. Por isso, vimos a importância de produzir uma experiência que ressaltasse o valor do encontro e a alegria de estarmos juntos.
Pensando no tema do Aniversário, chegamos a três pilares poéticos: o tempo, contado através das estações do ano, das primaveras, com sentido de transformação e amadurecimento; o bolo, objeto de comunhão a partir do ato de preparar a comida e repartir em presença e coletivamente; o presente, como símbolo do oferecimento de si para o outro, que pode ser um pensamento, um objeto ou uma performance. Tais pilares nos conduziram a quatro contos: os mitos gregos de Deméter e Rei Midas, o conto americano João Esperto leva o presente certo e o conto tradicional russo Vassalissa.
Para materializar a ideia, os artistas Cadu Cinelli, Edison Mego e Warley Goulart costuraram tapetes e outros objetos de tecido que servem de cenário para os contos escolhidos. Para o mito Deméter, Edison Mego costurou um poncho que vai se abrindo, com bolsos internos de onde deuses gregos surgem para compor a história do porquê das estações do ano. Aliás, quantas primaveras você tem?
Para Rei Midas, Cadu Cinelli e Edison Mego, com assistência de Manoel Gonçalves, criaram um extenso pergaminho, dividido em quadros que, no desenrolar, vão ilustrando o mito do rei da Frígia que ambicionava o poder do toque de ouro. Pois é, talvez o maior desejo não seja o melhor desejo.
Para o conto americano João Esperto leva o presente certo, Warley Goulart criou dois cenários que se complementam. O primeiro é uma casa tridimensional que se abre e se transforma nos arredores onde João irá obter os ingredientes necessários para a feitura de um bolo de aniversário. O segundo cenário mostra a aventurosa trajetória do menino até o palácio real. Cada passo que João dá se transforma em uma camada de um grande bolo de festa. Ao final, temos quatro andares que o guiaram até o trono onde se encontra a princesa. Diante dela, ele descobre que seu melhor presente é contar sua própria história.
Por fim, Cadu Cinelli criou pequenas caixas, de vários tamanhos, forradas com bordados em preto e branco que o próprio artista desenhou e costurou, para narrar o conto popular russo Vassalissa.
Presente de Aniversário
Direção: Cleiton Echeveste
Com Warley Goulart, Edison Mego e Cadu Cinelli
Cenários: Os Tapetes Contadores de Histórias
Luz: Rodrigo Menezes
Fotos: Renato Mangolin
Stand In de Cadu Cinelli: Rosana Reátegui
Assistente de Direção: Eduardo Almeida
Assistente de Cenografia: Manoel Gonçalves